jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

domingo, 11 de dezembro de 2011

"PASTORAL DA CRIANÇA PERDE UMA DE SUAS FUNDADORAS"



Professora Marinalva Nogueira Soares, 53 anos, natural de Itanhem , casada, mãe de três filhos, veio morar em Itamaraju há quase trinta anos, aqui fez sua história e ajudou a construir uma nova historia no âmbito social e educacional. No ano de 1985, conhecida como Nana ela foi trabalhar como professora na Escola Municipal Novo Prado onde na época estava como diretora Zilda Botelho com isso iniciou uma linda amizade entre elas sendo que dois anos depois ela passou a ser sua vice- diretora
E no ano de 1988 aceitando o contive de Zilda Botelho, Dora da igreja Presbiteriana Independe e Nana da Assembléia de Deus participam da lª Oficina de Capacitação de Lideres da Pastoral da Criança em Teixeira de Freitas. Ao chegar a Itamaraju elas viram o desafio e compromisso que tinham pela frente em implantar a Pastoral para reduzir a mortalidade infantil. Assim fizeram: Zilda ficou como coordenadora e Nana vestiu a camisa se identificando na ação de Alimentação Alternativa e Remédios naturais.    Logo que instituída a nova paróquia de Fátima, Nana assume a coordenação paroquial da Pastoral da Criança, mas sempre buscou trabalhar juntas as ações nas comunidades.   
Com esta parceria sempre trabalhando em equipe é bom lembramos a sua participação na luta para a implantação dos conselhos municipais de saúde, dos direitos da criança e do adolescente. Nana foi promovida pela Pastoral da Criança dos anos de 1992 a 1996 e assume um novo desafio sendo conselheira Tutelar. A partir daí ela começou a perceber que a sua saúde estava sendo afetada, dificultando a sua caminhada devido aos problemas apresentados nos seus joelhos, mesmo com o avanço da doença e a dificuldade em caminhar ela percebia que a sua saúde a cada dia se agravava, mesmo assim, ela não se entregou, com dificuldades continuou sendo aquela mulher forte, lutadora, decidida, mãe, amiga, companheira daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la de perto. Nana também foi integrante do MFC – Movimento Familiar Cristão e outros movimentos.  
NANA, deixa pra todos nós o seu exemplo de fé e persistência. A Pastoral da Criança e o Conselho Tutelar de Itamaraju vêm agradecer a Deus por ter concedido a graça de conviver com esta companheira que tanto defendeu pelo bem das crianças e adolescentes no município de Itamaraju.
O sepultamento aconteceu na cidade de Itanhem as 17 horas do dia 10 de dezembro de 2011
Nana, Saudades eternas.
Carinhosamente
Zilda Botelho

"MOTOTAXISTA BENILDO É VITIMA DA VIOLENCIA EM ITAMARAJU"






O moto taxista Benildo Pacheco Silva, 29 anos, foi morto na tarde de sábado, 10 de dezembro após uma corrida feita com direção ao Novo Prado.
Informações dão conta que três homens foram até o ponto de moto taxi, próximo a Caixa Econômica por volta das 15hs, pedindo uma corrida para o Bairro Novo Prado, o moto taxista Benildo juntamente com dois colegas realizarem a corrida. Alguns instantes depois, dois homem em uma moto fan, preta, de placa ainda desconhecida, abordaram o Benildo juntamente com o passageiro conhecido como Emanoel Messias Moreau Borges, 28 anos, morador de Nova Alegria, e dispararam seis tiros contra os dois, próximo ao Supermercado Jumbo, na Cidade Baixa. No momento os meliantes que dispararam os tiros evadiram do local, já o moto taxista ferido desceu da moto e encostou próximo ao mercado pedindo socorro, uma unidade do Serviço Móvel de Urgência esteve ao local e prestou serviço, encaminhando o Benildo e Emanoel para o Hospital Municipal de Itamaraju, mas no momento Benildo não suportou e veio a óbito
foto:Cocobongo.

.