jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"MOVIMENTO SEM TERRA OCUPA NOVAMENTE A PREFEITURA DE ITAMARAJU"






O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupou na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Itamaraju, a fim de reivindicar o cumprimento de alguns compromissos firmados com o Poder Executivo e que ainda não fCerca de 600 militantes estão abrigados dentro da Prefeitura aguardando uma negociação com o atual prefeito. Segundo informações de Evanildo Costa, a pauta apresentada ao prefeito em 2011 não foi atendida e os militantes estão dispostos a ficar o tempo que for necessáriooram atendidos, como a melhoria das estradas, escolas e condições de saúde do acampamento.o secretário municipal de Governo, Luciano Reis Porto, afirmou que até o presente momento nenhuma reivindicação do movimento foi apresentada.
Para o movimento, as reivindicações são as mesmas que estavam contidas na mobilização do ano passado: a construção de um PSF, a ampliação da Escola e calçamento para o Assentamento Bela Vista e o patrolamento das estradas dos assentamentos e acampamentos
O secretário de Governo disse que se a manifestação for por causa de um desses motivos, a Prefeitura discorda da ocupação, que para ele é um ato extremo, pois quando um movimento social parte para uma ocupação, significa que todos os canais de diálogos foram fechados, o que não é o caso de Itamaraju.
Porto enfatiza que na última reunião, no ano de 2011, a Prefeitura cumpriu cerca de 70% das reivindicações, algumas não podiam ser atendidas pelo município, pois eram demandas que precisavam de um volume de recursos muito grande, oriundo dos governos Estadual e Federal. “Nós inclusive pedimos aos líderes do movimento que nos ajudassem pedindo o apoio de seus deputados, no sentido de captar os recursos”, conta.
Quanto ao PSF para o Assentamento Bela Vista, Luciano explicou que isso foge da competência do Executivo Municipal, pois um PSF só pode ser implantado em locais com mais de duas mil famílias. Atualmente, os moradores do Bela Vista são atendidos pelo PSF de Pau D’alho.
A ampliação das escolas dos assentamentos não aconteceu, segundo o secretário, porque a Prefeitura não dispõe dos recursos, por isso a Secretaria de Educação encaminhou projeto ao MEC, que prever a construção e reforma de várias escolas, “mesmo assim fizemos uma grande reforma e ampliação de uma unidade que era prioritária para o movimento, que é a escola do Assentamento Corte Grande”, relatou o secretário
Luciano Reis Porto ainda pontuou que Itamaraju teve 600 quilômetros de patrolamento nas estradas de terra no ano de 2010 e, por conta das fortes chuvas que tem caído na região, esse trabalho tem sido permanente, “pra você vê, alguns ramais já estão precisando de novo patrolamento e a Prefeitura vai fazer, assim que terminarmos outros serviços que estão sendo feitos”, defende.
Luciano concluiu afirmando que a Prefeitura vai analisar a pauta, vai se reunir com os militantes do MST para ver o que pode ser feito.
Por Rafael Gonçalves/cocobongo
Foto:Gean Borges.