jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

sábado, 25 de fevereiro de 2012

"GRAVE ACIDENTE ACONTECEU NA BR 101 EM ITAMARAJU COM SEIS FERIDOS"


Na manhã deste sábado (25), por volta das 06:30 Hs a Policia Rodoviária Federal (PRF) foi solicitada para mais uma ocorrência de acidente na BR 101, no KM 804 na tão conhecida Curva da Morte, próximo a Itamaraju.
O acidente aconteceu com uma carreta de placa policial  JKW-1935, licenciada de Campos dos Goytacazes – Rj, carregada de bebidas alcoólicas que após bater em outros dois veículos pegou fogo na pista.De acordo com informações o condutor da carreta Carlos Eduardo da Silva (25 anos), teria perdido o controle do veículo na curva vindo a colidir frontalmente com um veículo Chevrolet Celta, placa policial, HGP-8059, Pirapetinga/MG (com 3 ocupantes), que fazia uma ultrapassagem e posteriormente atingindo um caminhão  Mercedes Benz 1620, cor branca, placa policial JSB-0735, conduzida por Wanderson Conetti (33 anos) da Empresa Cerâmica Sumaré de Itamaraju, que estava carregada de pó

Por Itamaraju Noticias
foto:Itamaraju Noticias.

"JUCURUÇU COMEMORA 23 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA"






O município foi solenemente instalado no dia 01/01/90, empossando como 1º prefeito, eleito a 03/10/89, o Sr. Porfiro Antônio Rodrigues, foi também na mesma oportunidade empossada a Câmara de Vereadores.
Possui como povoados: Coqueiro, São João da Boa Nova (Palha), Monte Azul (Cutia), Itamarati (Pão), Água Limpa, Manoel Rodrigues, além de várias comunidades
Porfiro Antônio Rodrigues (governou por dois mandatos de 1990 à1992 e de 1997 à 2000);Teodolino José Pereira (governou por dois mandatos de de 1993 à 1996 e de 2005 à 2008);Eliana Perpétuo Curvelo Cabanas (2001 à 2004);E o atual prefeito Manoel do Carmo Loyola (mandato de 2009 à 2012).Jucuruçu inicialmente pertencia a cidade de Prado, depois Itamaraju foi emancipada da cidade de Prado e o Chumbo passou a ser de Itamaraju.

Teve como principais fundadores o Ramiro Rocha (casado com “Dona Florzina”) e o senhor José Rodrigues, mais conhecido como “Zé de Du” (casado com Dona Vitorina Maria de Jesus), Valdemar José Nogueira conhecido por Americano O primeiro representante em parlamento legislativo pela região de Jucuruçu foi Valdemar José Nogueira (filho de Otaviana Nogueira), mais conhecido como “O Americano”, que representou Jucuruçu na Câmara de Vereadores de Itamaraju por quatro mandatos consecutivos, Porfiro Antônio Rodrigues, Teodolino José Pereira (Dola), os irmãos Itamar e Hélio Batista, Romildo Rocha, Armindo Vieira de Araújo, Josino Eduardo Brito, Antônio de Dely, Sinvaldo Rodrigues, etc
Jucuruçu é uma terra hospitaleira e embora às vezes seja palco de alguns acontecimentos fatídicos, é considerada uma terra de pessoas pacíficas, hospitaleiras e cordiais. É conhecida por seus voluptuosos morros, além de ter cachoeiras que são consideradas patrimônios naturais.
Nestes 23 anos de emancipação Jucuruçu possui festas tradicionais como o São João que é uma das melhores e maiores festas da região, com atrações, cantores, bandas populares e famosas, onde recebe milhares de turistas que participam da festa com muita animação.
Na dinâmica política de Jucuruçu, predomina o personalismo, ou seja, os nomes dos políticos se destacam de modo independente de seu partido. São poucas as instituições da sociedade civil em Jucuruçu, sendo as igrejas e sindicatos as principais.  O principal órgão empregador do município que é a prefeitura.
Sua economia é baseada na pecuária de corte e de leite; assim, a agricultura é voltada praticamente para a subsistência do homem do campo. Os programas sociais, juntamente com a Previdência, auxiliam na economia do município. O desemprego e a dificuldade de geração de renda são os principais problemas sociais apontados. Tem como manifestações culturais (ultimamente esquecidas), o Boi Janeiro, Folia de Reis e Gincana Cultural.
Era conhecida como Chumbo porque segundo contam moradores antigos ao passar pelas terras um tropeiro deixou cair uma sacola de chumbo dentro de um córrego, e com isso, quando se referiam a localização daquele lugar diziam: “fica lá naquele lugar onde o chumbo caiu”, então, quando começou a povoação daquele lugar ficou conhecido como Chumbo.
Por Radar 830 Reprodução do Google, Fotos: Evaldo Rodrigues e Lucimar Rodrigues
redação JI-Armando Azevedo

Comandante da 43ª CIPM faz avaliação positiva da “Operação Carnaval 2012”, em Prado.




Comandante da 43ª CIPM faz avaliação positiva da Operação Carnaval 2012”, em Prado.

Passados os festejos carnavalescos da cidade de Prado, o Comandante da 43ª CIPM, Major Gilson Paixão, apresentou os resultados da “Operação Carnaval/2012 implementada pela unidade naquela cidade, desde a última quinta-feira (19/02), voltada para a segurança dos nativos, turistas e foliões que nos dias de festa se divertiram num clima de paz e tranqüilidade, um dos fatores que também tem sido levado em conta na hora da cidade ser escolhida como destino turístico.
A 43ª CIPM contou na operação com reforço de policiais que vieram das cidades de Eunápolis, Itapetinga e Jucuruçu, além de homens do Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas e Guarnições da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA), sendo mobilizados, inclusive policiais militares da unidade que estavam de folga que foram empregados em regime de hora-extra, a fim de intensificar o policiamento na cidade e atender à demanda da população no período momesco.
De quinta (19) a terça-feira (21), foi implementado um forte esquema de segurança, com barreiras nas vias de acesso à cidade, abordagens a pessoas e a veículos, intensificação das rondas pelos bairros e centro da cidade, com o aumento do número de viaturas, policiamento de patrulhas na Praça de Eventos e no acompanhamento de trios, garantindo a segurança dos foliões, e policiamento montado nas praias no horário noturno. Também, nas proximidades do circuito, foram realizadas diversas abordagens pelos policiais do serviço de RP e moto-patrulhamento visando evitar roubos a transeuntes, acesso de armas no local do evento, além de arrombamentos e furtos de veículos.
Assim, nesses dias, foram registrados pela Polícia Militar no circuito: 08 (oito) vias de fato (troca de agressões físicas), 01(um) porte ilegal de arma de arma de fogo, 01(uma) lesão corporal, 01(um) abandono de incapaz, 03(três) condutas inconvenientes, 01(uma) posse de droga. Fora do circuito, as ocorrências permaneceram dentro da média que a policia registra diariamente, visto que o aumento do efetivo foi proporcional ao número de pessoas que chegaram á cidade, mas observou-se que houve um crescimento do número de acidentes de trânsito, sendo registradas 11(onze) ocorrências dessa natureza, bem como das ocorrências de perturbação do sossego.
De acordo com o Major PM Gilson Paixão, a segurança do Carnaval de Prado, aconteceu dentro do que foi planejado pela Polícia Militar da Bahia, mas a intenção é buscar sempre o aprimoramento para que nos anos seguintes a satisfação da população seja sempre alcançada. “Neste ano, prepostos do Comando de Policiamento Regional Sul, com sede em Itabuna, estiveram na cidade, nos dias de evento, realizando uma pesquisa de satisfação junto a moradores e turistas, em relação aos serviços prestados pelos policiais militares 43ª CIPM, sendo o resultado satisfatório, indicando que a nossa maneira de fazer policiamento em grandes eventos conta com a aprovação da população”, concluiu o Comandante.


 P/ Tenente Sidney da 43 cia da PM de Itamaraju