jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

quarta-feira, 30 de maio de 2012

GOVERNADOR JAQUES WAGNER LANÇA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DA COSTA DAS BALEIAS.



governador Jaques Wagner lança, nesta quinta-feira (31), às 10h30, em Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, o Plano de Desenvolvimento sustentávelda Costa das Baleias, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), em parceria com a Associação dos Prefeitos do Extremo Sul, pesquisadores da UFBA e o segmento empresarial.

Fruto de um trabalho de pesquisa, consulta popular, discussões técnicas e articulação política, feito entre setembro de 2010 e setembro de 2011, o Plano foi construído após mais de 2 mil entrevistas junto às lideranças locais, gestores públicos estaduais e municipais, além da comunidade interessada. Foram promovidas também 22 oficinas nos 13 municípios. Tudo isso com vistas a tratar das prioridades para o desenvolvimento sustentável do Território de Identidade do Extremo Sul.

Segundo o secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, secretário-executivo do Codes, “essaconstrção foi possível por termos contados durante todo o processo com a maturidade necessária para agregar experiências e proporcionar o fortalecimento das parcerias no sentido do desenvolvimento local”.
fonte tribuna da Bahia

Localizado no Extremo Sul da Bahia, a região da Costa das Baleias, apesar de está próxima ao local do descobrimento do Brasil, ficou esquecida na história até a segunda metade do século 20, quando começou a receber atenção de jovens e intelectuais das grandes cidades devido à riqueza ecológica da região, beleza das praias e seu isolamento. Com a chegada de investimentos imobiliários e turísticos, uma nova onda de redescoberta ocorreu na região, tendo como pólos de atração as praias semidesertas de águas mornas e cristalinas.


A Costa das Baleias é a segunda região de maior atração de investimentos da Bahia e nela está concentrada a produção de celulose do Estado. Beneficiando-se da montagem de nova infra-estrutura para viabilizar a produção de celulose e o desenvolvimento do turismo, conta com investimentos de implantação de derivados da fruticultura. No setor agropecuário, o Extremo-Sul da Bahia possui aptidões diversas.Entre os investimentos de ampliação, encontram-se projetos de grande porte alocados ao segmento madeireiro.


A região recebe este nome, pois na Costa encontra-se santuários ecológicos como o arquipélago de Abrolhos, refugio e berçário das baleias jubarte e os seus recifes, são internacionalmente reconhecidos como os de maior biodiversidade de todo o Atlântico Sul.





HOSPITAIS NÃO PODEM COBRAR CHEQUE CAUÇÃO EM ATENDIMENTO EMERGENCIAL




Fonte: Rádio Câmara


A partir desta terça-feira, dia 29, o hospital que condicionar o atendimento emergencial a uma garantia, como um cheque-caução, por exemplo, estará cometendo um crime. A lei foi sancionada nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff.
O governo enviou ao Congresso um projeto de lei para tipificar este crime depois da morte de Duvanier Paiva Ferreira, secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, em janeiro. Duvanier sofreu um infarto e morreu depois de tentar atendimento em dois hospitais particulares de Brasília
O deputado Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo, que relatou a proposta na Comissão de Constituição e Justiça, explica o que acontece com quem descumprir a lei.
Para o deputado Amauri Teixeira, do PT baiano, relator na Comissão de Seguridade Social e FamÍlia, a lei agora só precisa ser divulgada para a população.
Se a lei já existisse no ano passado, o estudante Ulysses Luedy não teria passado apuros num hospital particular de BrasÍlia. Ele chegou com uma reação alérgica a um medicamento, mas só foi atendido duas horas depois, quando conseguiu sacar os R$ 200 exigidos pelo hospital para prestar o atendimento de emergência.
A lei que proÍbe os hospitais de cobrarem cheque-caução em atendimentos de emergência foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira.

Por Teixeira News.

"ASSENTAMENTO JACI ROCHA EM ITAMARAJU RECEBERÁ ESCOLA AGRICOLA"



O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) visitará o interior de Itamaraju nesta quinta-feira (31/05), quando às 11h, lançará a pedra fundamental do Centro de Educação de Formação Agricólogica Florestal de Itamaraju, no Assentamento Jaci Rocha (antiga Fazenda Colatina) na altura do Km-830 da BR-101.
O assentamento Jaci Rocha é uma das 7 áreas ocupadas pelo Movimento Sem Terra (MST) por meio do programa “Abril Vermelho” do ano 2010. Ela possui uma área de 2.700 hectares de terra e sua demarcação está em cima de uma linha divisória de tríplice fronteira municipal dos territórios de Itamaraju, Prado e Vereda, contudo a maior parte da área está do lado de Itamaraju, onde também estão sendo construídos todos os benefíciosO Centro de Educação de Formação Agricólogica Florestal de Itamaraju, que será construído no Assentamento Jaci Rocha terá capacidade para 350 alunos permanentes com suporte para dormida, alimentação e estudo, formação técnica profissional, agricólogica e atingirá um publico alvo, que são os filhos de assentados, indígenas, quilombolas e outros parceiros..No local o governo da Bahia ainda vai investir no projeto de um Laticínio para um público alvo que beneficiará assentados da reforma agrária e pequenos produtores da região com uma almejada rede produtiva de leite. Sendo que no local já foram realizadas 500 inseminação artificial no pré-assentamento Jaci Rocha.




Nesta terça-feira (29/05), Evanildo Costa, coordenador da direção regional do MST recebeu no Assentamento Jaci Rocha, a presença de Gilberto Eliodoro e Sabrina Mendes do cerimonial do Governador que definiram todas as ações da visita de Jaques Wagner ao local e informaram que toda logística do evento está pronta, faltando só o parecer da Casa Militar, acompanhados ainda de Mara Pinheiro e Rafael Simas, gerente de Comunicação e  analista de Comunicação respectivamente da Fibria Celulose, além dos responsáveis pelo projeto do centro educacional, o técnico Gilberto Eliodoro, o agrônomo Alexandre Junior e a educadora Dionara Ribeiro, todos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós – ESALQ-USP.
por Teixeira News. Lenio Cidreira.

"SELEÇÃO DE ITAMARAJU JÁ FOI ESCALADA "



Em coletiva de imprensa na manhã dessa segunda-feira (28), o técnico Beto Oliveira divulgou a lista de convocados que compõe a seleção de Itamaraju para a disputa do Intermunicipal 2012, o maior campeonato de futebol amador do mundo na atualidade. Na relação aparecem muitos jogadores experientes, como: Zé Mário e Fabinho, no ataque; os veteranos de intermunicipal Gil e Rilex, na defesa; Dílson Bracinho, Ícaro e Iau, no meio campo. A grande surpresa na lista com 27 jogadores são as pratas da casa, entre eles aparecem o zagueiro Alex Porto, e os meias Válber e Pitchula, ambos com 17 anos de idade.
Na relação aparecem 14 jogadores de Itamaraju, destes apenas 02 com idade superior a 23 anos (Rone e Magabal).
Veja a Lista completa:
GOLEIROS: Joilson, Eric;
LATERAIS: Luciano, Chapolin, Olodum, Marquinhos;
ZAGUEIROS: Gil, Rilex, Jocélio, Alex Porto;
VOLANTES: Dílson Bracinho (Nego Dílson), Icaro, Magabal, Léo
MEIAS: Iau, Robinho, Vander, Rone da Urbis, Junior,  
ATACANTES: Gel, Belo, Zé Mario, Fabinho,
OUTROS JOGADORES: Pitchula, Válber, André Mango, Jerico
De acordo com Beto Oliveira, outros jogadores poderão integrar a seleção de Itamaraju no decorrer do Intermunicipal, como também poderá haver corte de alguns jogadores no transcorrer dos trabalhos.
Por Uelton Bispo/ Radar 830