jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

quinta-feira, 31 de maio de 2012

GOVERNADOR LANÇA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA COSTA DAS BALEIAS EM TEIXEIRA DE FREITAS


Por Athylla Borborema/teixeira news
O governador Jaques Wagner lançou na manhã desta quinta-feira (31/05), no auditório do Espaço-D, no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia - CONDES, em parceria com a Associação dos Prefeitos do Extremo Sul - APES, pesquisadores da UFBA e as empresas de celulose Suzano, Fibria e ArcelorMittal.

Em seu discurso o governador Jaques Wagner disse que o plano é fruto de um trabalho de pesquisa, consulta popular, discussões técnicas e articulação política, feito entre setembro de 2010 e setembro de 2011.  “O Plano foi construído após mais de 2 mil entrevistas junto às lideranças locais, gestores públicos estaduais e municipais, além das comunidades interessadas. Foram promovidas também 22 oficinas nos 13 municípios da região. Tudo isso com vistas a tratar das prioridades para o desenvolvimento sustentável do território de identidade do extremo sul”, disse o governador.

Segundo o secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, que também é secretário-executivo do CONDES, essa construção foi possível por termos contados durante todo o processo com a maturidade necessária para agregar experiências e proporcionar o fortalecimento das parcerias no sentido do desenvolvimento local e ressaltou que a região da Costa das Baleias tem apresentado dificuldades em se desenvolver.
“Os municípios isoladamente não conseguem atualmente promover o desenvolvimento de toda a região de forma mais equilibrada e com isso, não conseguem aproveitar as grandes oportunidades que surgem e tampouco resolver os problemas regionais existentes. A criação do projeto consiste em elaborar um plano com informações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do território da Costa das Baleias, visando ações até 2023. O projeto terá uma estrutura organizacional que contará com uma coordenação técnica e um núcleo operacional e abrangerá os 13 municípios do baixo extremo sul.
Os comitês estaduais da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - RBMA têm caráter consultivo junto às instâncias e às instituições que atuam na mata atlântica e têm caráter deliberativo para as questões internas da RBMA e para outras atribuições que lhes forem delegadas em cada estado. Os subcomitês estaduais da RBMA são estabelecidos pelo comitê estadual e reconhecidos pelo Conselho Nacional. Durante o evento de lançamento em Teixeira de Freitas, o plano  foi apresentado aos convidados e foi estabelecida a necessidade de interlocução entre o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias e o Subcomitê do Extremo Sul, com sede em Itamaraju.
Lembra o presidente executivo da empresa Suzano Papel e Celulose, Antônio Maciel Neto que o objetivo principal do plano é reunir as entidades públicas, privadas e a sociedade no diagnóstico de seus problemas, na discussão de interesses e no melhor aproveitamento das potencialidades da região, através da elaboração, construção e execução participativa de um projeto comum e coletivo onde todos tenham participação ativa para o desenvolvimento sustentável da região, apoiado por ações que irão ser desenvolvidas até o ano de 2023.
Para o presidente executivo da empresa Fibria Celulose/Veracel Celulose, Marcelo Castelli, a Costa das Baleias é a segunda região de maior atração de investimentos da Bahia e nela está concentrada a produção de celulose do Estado. Beneficiando-se da montagem de nova infra-estrutura para viabilizar a produção de celulose e o desenvolvimento do turismo, conta com investimentos de implantação de derivados da fruticultura. No setor agropecuário, o extremo sul da Bahia possui aptidões diversas. Entre os investimentos de ampliação, encontram-se projetos de grande porte alocados ao segmento madeireiro e com o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, vai diagnosticar a realidade econômica e social atual da região e dos municípios.

Conforme o gerente regional da empresa ArcelorMittal Brasil, Pedro Félix, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, procriou à realidade de se construir um projeto de futuro para a região da Costa das Baleias e seus respectivos municípios, definindo diretrizes e estabelecendo prioridades para atuação articulada entre o setor público, o setor privado e as organizações da sociedade civil, além da criação e implantação de um modelo de governança e gestão participativa do Plano de Desenvolvimento. Para Pedro dos Anjos, da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar no Estado da Bahia, a instalação do plano simboliza uma interlocução dos planos e os esforços conjuntos das entidades e organismos na facilitação da promoção de discussões por eles proporcionados e auxiliarão na construção de políticas públicas mais eficazes para região.
Já o prefeito de Alcobaça e presidente da APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia, Leonardo Coelho Brito, o “Léo Brito” (PSD), a região da Costa das Baleias, apesar de ter o município de Prado inserido na base territorial do local do descobrimento do Brasil, ficou esquecida na história até a segunda metade do século 20, quando começou a receber atenção de jovens e intelectuais das grandes cidades devido à riqueza ecológica da região, beleza das praias e seu isolamento, todavia, a chegada de investimentos imobiliários e turísticos, proporcionou uma nova onda de redescoberta na região, tendo como pólos de atração as praias semidesertas de águas mornas e cristalinas, mas entende que com o plano, a região ganha um grande impulso com achegada de aeroportos, estradas e grandes investimentos turísticos costeiros e ecológicos para a região. 
crédito da Foto:Teixeira News.